terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Historia de Ana Luiza

Ola, meu nome é Clarisse, tenho 29 anos e sou mãe da Ana Luiza. Ela tem 10 meses, é uma menina linda, risonha, fofa, um encanto! Ela é meu sonho realizado!
Vou contar um pouco da historia dela: Ana Luiza, é portadora de microcefalia, sequela da toxoplasmose congenita. Eu peguei a infecção no início da gestação e tive uma gravidez muito dificil, embora eu não tive nenhum sintoma da toxoplasmose (descobri a doença no primeiro exame do pré-natal), sofri muito psicologicamente. Achava que eu ia perder o meu bebê ou que ele iria nascer morto! Fiz o tratamento todo a risca! Tomando antibioticos diariamente, de 8 em 8 horas (espiramicina do principio ao fim da gestação e sulfadiazina+pirimetamina+acido folinico no 5 mês de gestação). Até que Ana Luiza nasceu, sem maiores complicações, porém aos 5 meses, ela apresentou convulsão e foi constatado que o perimetro cefálico dela estava um pouco abaixo do normal, desde então as crises convulsivas foram piorando e ela foi apresentando atraso motor e baixa visão. Hoje ela toma 3 anticonvulsivos (Sabril + nitrazepam+Valpakine), seu desenvolvimento motor melhorou bastante, faz acompanhamento com TO, fono e fisioterapia semanalmente.

Este blog tem como principal objetivo, compartilhar experiencias, informações a pais que também tem filhos especiais, contar um pouco da rotina da Aninha, seus desafios, conquistas, alegrias e declarar com isso, publicamente o meu amor por ela, que a cada dia que passa nos apaixona ainda mais!

Minha pequena a cada dia tem melhorado mais, as vezes descubro uma dificuldade ou outra que ela tem, mas ela tem força de vontade, com o tratamento adequado ela tem se mostrado uma criança alegre, cheia de vida. Não sei se ela vai ficar com atraso mental ou  não, alias, nem a medicina pode prever. Não faço grandes planos, não deposito expectativas, pra mim o que interessa é a felicidade dela, procuro pra ela um futuro feliz, de esperança, realizações, de inclusão, amizades, amor, saúde, que é isso o que verdadeiramente importa.

Deixo claro, a principio que  as informações que eu tiver que colocar aqui sobre a toxoplasmose citarei a fonte e não posso garantir a veracidade. Não sou médica, sou apenas uma vitima da doença. Um médico infectologista é a melhor fonte para esclarecer duvidas. Existem muitas informações desencontradas na internet, então prefiro mesmo divulgar a minha experiencia na gravidez e os cuidados que tenho com minha filha, portadora de toxoplasmose congenita.

No mais, abraços e espero que gostem do Blog.

Um comentário:

  1. Olá!!!

    Que prazer chegar aqui e conhecer a Aninha, que legal um espaço assim como o seu, as vezes a melhor aula quem dar não é o médico e sim os pais que passam diariamente pelo desafio de cuidar e educar seu pequeno não é tão instrutivo como a prática. Talvez por isso como educadora eu ame a blogosfera materna e sua diversidade.

    A sua filha é linda, perfeita, parabéns por ela e espero que vc persista porque infelizmente quando o assunto é o mundo das crianças especias realmente falta a pais e educadores informações coerentes e acessíveis, ressaltando as possibilidades dos pequenos!

    ResponderExcluir