sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Toxoplasmose na gestação x preconceito e ignorancia: qual é o pior?


Agora vou tratar de um assunto que pra dizer a verdade eu nem gosto muito de falar: sobre a toxoplasmose na gravidez. Eu vivi isso e digo que sofri muito.
Antes de engravidar eu e meu marido criamos gatos e cães. Eu morava numa casa grande, com quintal e os gatinhos costumavam fugir e depois logo voltavam. Eu sempre quis muito engravidar, era meu sonho, mas na época, eu tinha outros planos: estava fazendo faculdade de Design Gráfico, fazia estágio, almejava um emprego bacana.  Engravidar eu pensava que só iria acontecer um pouco mais tarde...mas não foi isso que aconteceu. Em agosto de 2010 engravidei, e pra mim foi uma benção! Mas no primeiro exame do pré natal, foi constatada a toxoplasmose (Igg e Igm positivos). Naquele momento, meu mundo desabou, pois sabia das conseqüências da doença para aquele serzinho que eu esperava com tanto amor. Mas com muita oração, fé, o tratamento foi acontecendo sem intercorrencias e pude ter uma gravidez relativamente tranqüila. Relativamente porque eu tinha medo, muito medo...
Mas o pior de tudo mesmo é a ignorância das pessoas em relação a doença, quando descobri a infecção, posso dizer que recebi muito apoio, mas também  ouvi criticas, muitas criticas do tipo: “bem feito, quem mandou criar gatos”, as pessoas até duvidavam que eu tivesse noção de higiene, por muitas pessoas, fui tratada com desdém, como se eu fosse culpada por ter adquirido a doença, como se eu quisesse pegar uma infecção que colocaria em risco a vida do meu bebê! Cheguei a ouvir coisas do tipo “você pegou toxoplasmose por que? Não lavava as mãos?” essa pergunta, pasmem!: vinda de uma profissional de saúde, que deveria não julgar e sim, dar carinho e apoio... Pois e...o fato é que pouco se sabe sobre a toxoplasmose. Existe um paradigma negativo em relação aos gatos. Sim, os gatos são os hospedeiros definitivos do toxoplasma, mas outros agentes podem transmitir a doença: papagaio, frutas e verduras contaminadas, terra, comer carne mal passada. O que acontece é que as grávidas são mais suscetíveis a pegar infecção pois o organismo esta com o sistema imunológico mais frágil. Coloco aqui, alguns sites para mais informação:
Sendo assim, qualquer pessoa pode pegar toxoplasmose, ninguém é melhor do que ninguém, doenças não escolhem cor, religião, classe social, idade, sexo e nem escolaridade. Qualquer ser humano esta vulnerável a se contaminar por qualquer doença, não só toxoplasmose, mas também sífilis, AIDS, rubéola etc. Aquela salada que você come no restaurante, o churrasco mal passado, andar na areia de uma praia suja e movimentada,  faz com que você seja possa se contaminar com qualquer tipo de enfermidade. Ninguem é culpado por adoecer.
Na época do tratamento tive que doar os gatos e cães que cuidávamos em casa. O médico disse que caso eu mantivesse qualquer tipo de contato com eles, a infecção poderia piorar e os remédios que eu estava tomando não adiantariam. Tive que tomar uma atitude drástica, pois a única coisa que me interessava naquele momento era salvar o meu bebe. Eu me sentia culpada e pensava: “Porque resolvemos criar tantos animais?, isso só me causou problemas...” Meu marido e eu sentimos culpa, essa culpa ainda é uma ferida mal cicatrizada em nossos corações. Mas pensando bem, acho que se erramos, foi por amor, amor ao ser vivo, aos animais. Hoje, depois que Ana Luiza nasceu, ela nos ensinou isso: ao contrario do que muita gente diz, não fomos irresponsáveis, imaturos, idiotas e sem noção. Tínhamos amor pra dar e em um dado momento de nossas vidas, nos dedicamos esse amor aos animais. Até que chegou o momento de dedicarmos nosso amor a nossa filha. A toxoplasmose foi apenas um obstáculo, uma prova, que surgiu para lutarmos e vencermos.  Não existe culpados, eu não sou culpada, meu marido não é culpado e nem os gatos. Aconteceu e pronto, tinha que ser.
Aninha é especial sim! Não pelo fato de ter um probleminha em seu cérebro, ela é especial, por ser ela mesma, iluminada, forte e ao mesmo tempo fofa!

2 comentários:

  1. Li o seu depoimento. Estou passando por esse sofrimento também. Como vc descobri a maldita toxoplamose com quase dois meses de gestação, atualmente estou com 5 meses. Fiz a amnocentese e o reultado foi que o meu bebê também está infectado. Meu mundo desabou, apesar q nos ultras sons dá tudo bem. Com vc também aconteceu assim? Logo q a sua filhinha nasceu ela foi medicada?

    ResponderExcluir
  2. Agradecria muito se vc pudesse se comunicar comigo. Meu email é : eliana-paulino@hotmail.com

    ResponderExcluir