terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

As crises convulsivas: inicio do diagnostico

Quando Aninha fez 5 meses a levamos numa médica oftalmologista, por indicação de um  pediatra que ela tinha costume de consultar. No exame de fundo de olho, a médica constatou que ela tinha uma mancha na retina que poderia ou não ser uma cicatriz de lesão provocada pela toxoplasmose, mas ainda estava muito pequena, estava na borda da retina e não prejudicaria a visão. No entanto, sempre achei que Aninha não fixava muito bem o olhar, ela não acompanhava mobiles e detestava ser colocada de bruço, chorava muito! Minha sogra que veio nos visitar aqui em BH ate cogitou a possibilidade dela ter algum problema de visão. O pediatra então indicou uma outra médica com experiencia em tratar crianças com toxoplasmose congênita. Fomos na sua consulta (que durou 20 minutos apenas...) e ela de cara, ja deu uma receita de pirimetamina e sulfadiazina e pediu um ultrassom de fontanela. Fomos pra casa, e tratamos de providenciar os remédios. No terceiro dia de medicação, levei Aninha para fazer o ultrassom no Hospital São Camilo, e chegando la, eis que vejo minha princesa com um aspecto estranho..., ela estava dormindo (no horario de costume) porém sua boquinha estava meio azulada... Na hora pensei que até fosse frio e tentei cobri-la, mas na sala de espera do exame, Aninha começou a mexer o pezinho de forma rítmica, depois a mãozinha, e na mesma hora eu disse "Ela ta passando mal!", a recepcionista nos levou para o setor de emergencia, o médico exclamou: "Ela esta tendo uma crise convulsiva!"... Nessa hora, perdi o chão! Crise convulsiva..., puxa, achei que minha menininha tinha nascido o mais saudavel dos bebês... gordinha, fortinha, mamando muito... Ela ficou em observação umas 4 horas... até que uma medica neurologista foi examina-la e dissemos a ela que eu tive toxoplasmose na gravidez e ela estava tomando o remédio. A médica disse possivelmente ela teria alguma calcificação cerebral em decorrencia da toxoplasmose congenita. Naquele momento pensei que o cerebrozinho de Aninha estivesse infestado de calcificações e que ela não se desenvolveria, ficaria com sérias sequelas. Meu coração se partiu.

Quando chegou a hora do ultrassom, o médico disse que não viu sinais de calcificações em seu cerebro, mas sua fontanela estava quase fechada e que estava ate dificil examinar. Diante dessa situação, resolvi procurar um medico infectologista para esclarecer melhor sobre a doença. Não estava conformada, tomei todos os remedios e não acreditava que minha filha nasceu com a doença! Eu pensava que o que provocou a convulsão foram os remedios para toxoplasmose, minha familia inteira acreditava nisso. Ate que resolvi procurar uma pediatra especialista em infectologia, na consulta ela disse que Aninha teria que tomar os remedios, pois ela não tinha anticorpos para combater a doença, caso houvesse uma infecção recente, mas antes ela pediu outro exame sorologico para toxoplasmose e também indicou alguns  neuropediatras. Com muita dificuldade, consegui um neuropediatra e logo pediu exames de ressonancia e tomografia, nos explicou queAninha foi infectada pelo toxoplasmose enquanto ainda era embrião, por isso seu cerebro não estava crescendo na mesma média que o cerebro de uma criança normal da idade dela. Foi diagnosticada a  microcefalia. A causa da convulsão não foi os remedios para toxoplasmose, como acreditavamos, e sim a possivel lesão causada pela toxoplasmose congenita, que fez com que o cerebro de Aninha não se desenvolvesse corretamente. Os remedios então foram suspensos.

Depois de um meses, tentamos novamente voltar com a medicação para toxoplasmose, dessa vez em dosagem menor, mas depois de 6 dias Aninha teve outra crise convulsiva, ela ficou parada, depois "desmaiou" e dormiu por muito tempo. a pediatra  então, resolveu suspender a medicação, até que as crises fossem controladas.

Desde então, as crises de Aninha foram só piorando. Ela dava uns sustinhos ou tinha uma especie de crise de ausência, ficando molinha, com respiração ofegante, e muito sono... Quem vê de fora, nem percebe que ela tinha crises, só achavam ela um bebê muito dorminhoco e preguiçoso. Aninha estava sempre com sono, olhar parado, coçava os olhinhos, só queria mamar e ficar deitadinha no colo. Meus pais não aceitavam muito a ideia, diziam que Aninha não tinha nada, que era o jeito dela e que eu estava colocando doença nela, impedindo ela de se desenvolver. Minha mãe só acreditou quando mostrei a ela o EEG que o neurologista pediu, estava clara a epilepsia, nem precisava ser medico para entender.

A saga dos anticonvulsivos deu inicio aos 8 meses. Começou com Valpakine, não resolveu, depois Valpakine + Nitrazepam, também não resolveu, aumenta dose de remedios daqui e ali, Aninha começava a melhorar e depois de uns dias, mais crises... o neuro provavelmente ja nem suporta ouvir o som da minha voz, de tanto que eu ligava pra ele rsrsrs...Convulsoes é uma novidade pra mim e meu marido... não sabemos lidar muito com a situação. Até que Aninha começou a apresentar novos tipos de convulsões: ela levantava os bracinhos e tremia os olhinhos, mas voltava ao normal, então começamos o Sabril (1/2 comprimido de 12 em 12 horas), aumentamos a dose, agora esta com 1/2 comprimido de 8 em 8 horas, juntamente com o valpakine e o nitrazepam. Hoje Aninha ainda tem crises, mas estão menos frequentes e duram menos tempo (5 segundos). Temos esperança que este medicamento será eficaz no tratamento das crises. Ela melhorou muito, ta sonolenta por causa dos remedios, mas o humor dela melhorou muito, mais risonha, querendo brincar. Ja fica de quatro, fica mais tempo sentada,  agora ja esta querendo até fica de pé, se agarrando na grade do berço. Engatinhar ela não engatinha, mas tenta explorar o maximo que consegue de seu corpinho, tentando se reerguer. ela se arrasta, senta sozinha quando esta de bruço. Da muita alegria de ve-la assim. Ela ainda esta tendo crises, pequenas crises, mas ela logo volta ao normal, essas crises acontecem muito quando ela esta com sono. Acredito que com o tempo melhore por completo, pelo menos é essa a minha esperança. Não adianta ansiedade numa hora dessas...

O desafio agora é a visão..., Ela ainda vai fazer mais exames para saber como esta a visão dela. Nos ultimos exames foi constatado apenas uma mancha na retina. Mas o que de fato é certo é que ela tem visão subnormal de causa neurologica. Um problema que pra falar a verdade, até eu não entendo muito bem. Ela vê, mas não enxerga... Ela faz acompanhamento com terapia ocupacional especializada em visão. É o que ela tem maior dificuldade. Mas enfim, sobre este problema, conto depois, pois ainda terei novidades sobre isso. Espero que sejam boas noticias!

Um comentário:

  1. Oi mamãe, qe lindo seu blog, mais linda ainda é sua Ana Luiza, qe princesaa, da vontade de morder esse narizinho ai da foto, rssrrsrs. Sou la do E-Family, la qe vi seu blog(to seguindo). Parabéns!!

    ResponderExcluir