domingo, 10 de junho de 2012

Mais sobre preconceito

"_ Esse ai é trabalho pra vida toda né?..."
"_Deve dar muitos gastos pra família"
"_Nossa..., coitada da mãe com esse menino deste tamanho doente, vai carregar ele pra cima e pra baixo a vida toda"
"_Não fica dando trela não..., não ta vendo que ele é retardado?"...
"_Deus me livre de ter um filho assim..., ainda bem que os meus tem saúde"
 Aposto que quem tem um filho, irmão ou parente próximo especial, ja deve ter ouvido uma dessas frases. Eu mesma já ouvi essas "perolas" de familiares meus...Ou então, quando você chega em um lugar público, e a pessoa até tem medo de chegar perto do seu filho especial, ficam olhando de longe, com medo de ter uma doença contagiosa.
Esses dias, uma amiga minha me contou muito triste, sobre o tratamento que tem recebido, por ter filho especial. O bebê dela nasceu com paralisia cerebral grave, e agora ele esta crescendo e sua deficiência é cada vez mais notável. Ela conta estar sentindo na pele o preconceito que seu filho vem sofrendo.
Preconceito existe sim. Infelizmente.  E é pura ignorancia. Já parou pra pensar que qualquer pessoa saudável pode vir a ser deficiente?  um acidente de carro, um atropelamento, qualquer acidente que lesar a coluna ou cérebro, pode fazer com que a pessoa se torne uma pessoa deficiente.... Sei que parece duro dizer isto, mas pra que você vai olhar torto para uma criança especial, para aquela criancinha com paralisia cerebral, sindrome de down, microcefalia, e tantas outras anomalias, sendo que você também poderia ser como eles, nascendo assim ou não? Além disso, um filho especial não é nenhum estorvo na vida de ninguém. O pai e a mãe de uma criança especial aprende uma nova forma de educar, viver e amar seus filhos. Enquanto uma criança normal, esperamos um dia vê-la na faculdade, namorando, casando, viajando, arrumando um bom emprego, ter carro do ano e sucesso na vida, os pais de uma criança especial aprende em primeiro lugar a não fazer planos pro futuro, aprende a comemorar as pequenas conquistas e consequentemente a valorizar a vida como ela é, vivendo cada dia as pequenas alegrias, as pequenas vitorias. O sorriso de uma criança especial é o sorriso mais lindo do mundo, pois é sincero, é o momento em que essa criança interage com o mundo, com as pessoas que ela ama. Não precisamos cobrar nada dessas crianças, pois o que ela nos dá, é grandioso demais para ser comparado a qualquer coisa material
Pra ilustrar este texto, coloco a disposição um link interessante sobre como devemos tratar as pessoas deficientes(qualquer deficiencia):

http://www.cedipod.org.br/quando.htm

Abs!

4 comentários:

  1. O que dizer??? Seu texto é uma aula. Perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  2. oii aqui é a rafa filha da nira, que trabalhava com vc. ameii ler seus textos e agora sou mais uma das pessoas que amam a aninha ela é uma menininha linda, e eu desejo tudo de bom pra ela!! que gracinha, amei as fotos que vc postou. ela é bem esperta! kkk vai puxar o meu irmãozinho, tiago,e vai te dar muuuito trabalho com bagunça! kkk um beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Nossa perfeito o texto, me identifiquei MUITO!
    O sorriso e o contato deles é o mais especial do mundo mesmo, é sincero, de coração. Tudo de melhor pra vcs!! :D

    ResponderExcluir
  4. Oi lindo texto,e é bem assim que nos sentimos mesmos...Eu já ouvi cada uma sobre meu filho,mas a que mais me irrita é a frase: Deus não dá cruz maior que podemos carregar!!!Nossa essa me tira do sério,olho bem pra pessoa,e digo,o que a senhora(o) julga de cruz,eu chamo de milagre!Pois nascer de 5 meses e meio,e sobreviver é um milagre...Bem já estou de seguindo,e se quiser saber um pouco da história do meu Emanuel vou deixar o endereço...O blog ainda tá crú,é recente,pois demorei mto pra decidir me expor,mas achei que os prós eram mto maiores que os contras,pois é um meio de ter contato com outras mães...Bjus

    http://adivinaartedeseremanuel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir