sábado, 10 de março de 2012

Sobre a Microcefalia.

Hoje vou falar sobre a microcefalia, o problema de Ana Luiza. Algumas pessoas me pediram informações. Vou colocar aqui, algumas informações sobre o diagnostico de Aninha e algumas informações de sites, mas a orientação médica é sempre mais valida, pois cada caso, é um caso.
Aninha teve o diagnostico de microcefalia quando constatou-se que a fontanela dela estava quase fechada aos 5 meses, e quando ela começou a ter convulsões e apresentou atraso motor. Em alguns casos, o fechamento precoce da fontanela requer cirurgia, mas como os ossinhos do crânio de Aninha, não foram soldados , e segundo o médico, somente a estimulação precoce, pode ajudar o cérebro dela a se desenvolver mais. Hoje, o pc dela é de 41.5 cm, não é muito abaixo da média, mas como ela teve convulsões, isso piorou um pouco o desenvolvimento neurológico dela. Olhando pra ela, ninguém percebe que ela tem algum problema, mas de fato, a microcefalia costuma ser imperceptível. As convulsões dela ja melhoraram, com o uso dos remédios, mas ela ainda tem uns "tiques", que ainda não sei se com o tempo irão sumir ou se requer intervenção com outros medicamentos. Ela atualmente esta com bom desenvolvimento motor, tem chances de andar, o problema maior é o atraso cognitivo, dificuldade de percepção e interação com pessoas e objetos, talvez, segundo a pediatra dela, ela ainda tenha dificuldades na fala, também acho isso bem possivel. Certamente ela precisará de mais intevençao com a fono. Ela começou a Terapia Ocupacional global para melhorar o desenvolvimento cognitivo dela, e acho que vai ser muito bom! novos exercicios e brincadeiras para ajuda-la.
Agora vou colocar a seguir alguns links falando sobre a microcefalia. Acho que informação nunca é demais, mas, lembrando que consultar um bom neuropediatra é fundamental.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcefalia
http://saude.hsw.uol.com.br/microcefalia.htm
http://www.fisioneuro.com.br/ver_pesquisa.php?id=18
Abs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário